Cientistas australianos estudam transmissão da obesidade de mãe para filho.

28 de fevereiro de 2015
obesidade de mãe para filho.

obesidade de mãe para filho

Estudos em cobaias decifram um mecanismo importante que poderia explicar a transmissão da obesidade de mãe para filho e as dificuldades de uma mulher obesa para ficar grávida.

De acordo com o estudo liderado pela bióloga geneticista Rebecca Robker, publicado na revista “Development”, as mães obesas transmitem problemas metabólicos para os bebês por meio de mudanças mitocondriais de seus óvulos.

No novo trabalho, os pesquisadores descobriram diferenças em relação aos óvulos dos ratos de laboratório com problemas de obesidade e os óvulos dos ratos magros. Parte dessas diferenças foi observada nas mitocôndrias, que produzem a energia necessária para a atividade celular, e que no caso dos ratos com sobrepeso estavam danificadas e em menor quantidade.

Quantidades menores de DNA mitocondrial também foram encontradas nos embriões dos ratos de laboratório obesos em uma grande gama de tecidos como o corações, fígado, músculo e rins.

Os cientistas administraram remédios que reduziram o estresse celular e que reverteram os danos nos óvulos dos ratos de laboratório. Essa descoberta abre possibilidades para a criação de tratamentos para as mulheres obesas.

Quer ler a notícia na integra acesse:  http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2015/02/estudo-descobre-mecanismo-de-transmissao-da-obesidade-de-mae-para-filho.shtml