Cirurgia para tratamento do diabetes (Tipo 2)

Home » Cirurgia para tratamento do diabetes (Tipo 2)

Até bem pouco tempo poderíamos dizer que havia um consenso entre os médicos para definir o diabetes como uma doença incurável. De forma quase acidental a ciência vem se deparando com uma nova realidade que é a possibilidade de intervir cirurgicamente no aparelho digestivo e obter resultados muito interessantes para o controle e em alguns, a cura da doença.

Durante o desenvolvimento das técnicas cirúrgicas de controle da obesidade um fato começou a chamar a atenção de todos. Todos sabem que o emagrecimento ajuda muito no controle do diabetes. Mas como explicar que uma pessoa diabética que tenha sido operada para emagrecer, no dia seguinte em que foi operada, ainda sem perder nenhuma grama já apresente uma melhora incrível nas suas taxas de açúcar no sangue?

A repetição deste fato com o decorrer dos anos acabou desencadeando uma série de pesquisas relacionadas aos hormônios do estomago e intestino que nem sabíamos que existiam e são justamente estes hormônios que a cirurgia altera e reposiciona, recompondo o equilíbrio metabólico, possibilitando o controle do diabetes. A seguir passou-se a analisar se somente os obesos mórbidos com IMC muito elevado é que poderiam se beneficiar destas técnicas, mas a realidade tem se mostrado outra.

As doenças metabólicas mais graves como as alterações de colesterol, triglicerídeo, diabetes, pressão alta e gordura no fígado acabam atingindo um grupo mais especifico de doentes com características muito próprias que incluem uma obesidade mais leve porém com predomínio do acúmulo desta gordura no abdômen. É a clássica figura da pessoa que apresenta braços e pernas finas, quadril mais estreito e um abdômen globoso representando que a grande maioria do deposito de gordura deste indivíduo ocorre no compartimento abdominal (obesidade central) determinando conseqüências metabólicas mais graves mesmo com um peso não tão alto.

gordura localizada

É fato que os doentes com diabetes tipo II e que não sejam portadores da forma auto-imune da doença (o que pode ser descartado por exames), principalmente os portadores de obesidade central, tem se beneficiado muito com a cirurgia que vem sendo realizada ainda dentro de protocolos de avaliação específicos em algumas instituições sempre monitoradas pelo comitê de ética e pesquisa médica.

A Clinica DB Saúde vem participando destes avanços e você pode agendar uma consulta para se informar melhor.