Cirurgia para Hérnias Abdominais

Home » Cirurgia para Hérnias Abdominais

O QUE É UMA HÉRNIA ABDOMINAL?

Hérnia é a protrusão (saliência ou abaulamento) de uma víscera ou órgão através de um buraco (abertura) na parede abdominal. Ela pode ocorrer em vários locais, como por exemplo: no umbigo (hérnia umbilical), no meio do abdômen, após incisão cirúrgica (hérnia incisional) e na região inguinal (hérnia inguinal).

HÉRNIA ABDOMINAL

Desenho mostrando uma pessoa com hérnia na parede abdominal. Observe que o intestino penetra em uma abertura (fraqueza ou buraco) na parede abdominal, fazendo uma protrusão (saliência ou abalamento).

Diagnóstico
Tratamento

Diagnóstico

DIAGNÓSTICO

O exame da região pelo médico é suficiente para estabelecer o diagnóstico de hérnia em quase todos pacientes. Quando um cirurgião identifica hérnia no exame do paciente, não há necessidade de fazer exames complementares para confirmar o diagnóstico de hérnia. Entretanto, em poucos casos, exames como a ultra-sonografia (ecografia) e a tomografia computadorizada pode auxiliar em alguns casos, além de estimar o tamanho do defeito herniário e do conteúdo da hérnia (por exemplo o intestino).

Tratamento

TRATAMENTO

A única forma de tratamento das hérnias abdominais é a realização de uma operação chamada de herniorrafia. Esta operação é muito simples nas hérnias umbelicais e epigástricas pequenas. Nas hérnias maiores o tratamento é mais complexo. Existem algumas maneiras de realizar o Tratamento cirúrgico da hérnia:

1) aberta ( incisão ou corte);
2) videocirurgia (“técnica dos furinhos”);
3) cirurgia robótica.

O seu médico poderá ajudá-lo a decidir qual operação é melhor para você. Esta decisão deve ser tomada após considerar a sua idade, se você tem outras doenças associadas e a sua preferência.

Marque uma consulta com nossa equipe especializada.