Cirurgia para hérnia inguinal

Home » Cirurgia para hérnia inguinal

O QUE É UMA HÉRNIA INGUINAL?

A hérnia inguinal é uma doença bastante comum. Cerca de 3% das pessoas tem este tipo de hérnia. Qualquer pessoa pode ter hérnia inguinal, mas algumas têm maior possibilidade, como:

Idade: Apesar de a hérnia inguinal poder ocorrer em qualquer idade, de recém-nascidos até idosos, ela é mais freqüente no recém-nascido por um defeito congênito (ao nascimento) e nos idosos por enfraquecimento dos tecidos (músculo) da parede abdominal.
Homem: A hérnia inguinal é muito mais comum no homem do que na mulher.
Doenças associadas: A hérnia inguinal é mais freqüente em pessoas que têm algumas doenças, como constipação intestinal, tabagismo, doenças de próstata, do pulmão, coração ou fígado. Estas doenças geralmente aumentam a pressão dentro do abdômen e facilitam a ocorrência de hérnia.

Por que ocorre?
Sintomas e Complicações
Pós-operatório

Por que ocorre?

Por que ocorre a hérnia inguinal?

Nas pessoas normais, a parede abdominal é bastante forte e impede o abaulamento (protusão) de uma víscera. Entretanto, a parede abdominal pode ser fraca em algumas pessoas, levando a formação de uma hérnia.

Hérnia Inguinal Direita

Algumas pessoas nascem com este defeito (congênito), em que existe uma fraqueza (buraco) na região inguinal, que permite que esta região se abaule. Algumas condições adquiridas ao longo da nossa vida também podem enfraquecer a parede abdominal na região inguinal e assim facilitar o aparecimento da hérnia, principalmente as situações que aumentam a pressão dentro do abdômen, como tosse crônica, constipação intestinal e dificuldade para urinar (doenças de próstata). O fumo também ajuda a enfraquecer a parede abdominal e aumenta a chance de formar hérnia inguinal.

Sintomas e Complicações

Quais são os sintomas da Hérnia Inguinal?

As pessoas que têm hérnia inguinal são, geralmente, capazes de observar uma saliência ou abaulamento na região inguinal (virilha) de um ou dos dois lados. Esta saliência fica embaixo da pele e se torna mais evidente quando a pessoa tosse, carrega peso ou faz força. Muitas pessoas também sentem desconforto ou dor.
A hérnia tende a aumentar de tamanho com o passar do tempo. Após alguns meses ou anos, a hérnia pode ficar muito grande e em algumas pessoas pode alcançar até a bolsa escrotal.

A hérnia Inguinal pode complicar?

A complicação mais temida da hérnia é o estrangulamento, que ocorre quando o intestino fica preso dentro da hérnia, não podendo mais retornar ao abdômen e se não tratado com urgência sofre necrose (morte do intestino). Esta complicação pode ocorrer tanto em pessoas com hérnia pequena ou grande. O estrangulamento provoca uma dor contínua, intensa, de várias horas de duração, no local da hérnia. O intestino para de funcionar e o paciente pode apresentar distensão do abdômen (estufamento), perda do apetite, náuseas e vômitos. Se você apresentar estes sintomas não perca tempo. Procure o seu médico imediatamente. Esta complicação necessita de operação de emergência. O estrangulamento pode ocorrer em pessoas que têm hérnia há poucos dias ou mesmo anos.

DIAGNÓSTICO

O exame da região inguinal pelo médico é suficiente para estabelecer o diagnóstico de hérnia em quase todos pacientes. Quando um cirurgião identifica hérnia no exame do paciente, não há necessidade de fazer exames complementares para confirmar o diagnóstico de hérnia inguinal. Entretanto, em alguns casos, exames como a ultra-sonografia (ecografia) e a tomografia computadorizada podem ser úteis.
É sempre importante examinar a região inguinal do outro lado para certificar-se que não tem outra hérnia, mesmo que ela não apresente sintomas.

TRATAMENTO

A única forma de tratamento da hérnia inguinal é a realização de uma operação chamada de herniorrafia. Esta operação é muito simples, desde que o paciente não apresente complicações. Existem algumas maneiras de realizar o Tratamento cirúrgico da hérnia inguinal:

1. Aberta (incisão ou corte): sobre o local da hérnia é realizado um corte por onde será feito a correção da hérnia, com ou sem a colocação de telas.

tela

Desenho mostrando o tratamento da hérnia realizado através de uma incisão na região inguinal. A hérnia é empurrada para dentro do abdômen (barriga) e a abertura (buraco ou fraqueza) da parede abdominal é fechada com uma tela bastante resistente.

2. Videocirurgia (laparoscopia ou “operação dos furinhos):
A operação de hérnia inguinal por videocirurgia ou também conhecida com “operação dos furinhos” é realizada através de apenas 3 furinhos de meio e um centímetro. Não é necessário fazer um corte grande na barriga (abdômen). Se houver hérnia dos dois lados, o tratamento das duas hérnias é feito pelas mesmas incisões, sem a necessidade de fazer furinhos adicionais.

Estas operações são realizadas com anestesia geral. Inicialmente, é injetado gás (gás carbônico) na parede do abdômen (barriga) para poder criar um espaço, onde o cirurgião poderá fazer a operação com segurança. Após será colocado uma câmera de televisão pequena através de um dos furinhos para que o cirurgião e a sua equipe possam visualizar o local da hérnia em um monitor de video. Com o auxílio de instrumentos especiais (pinças, tesouras, material de sutura, etc.), colocados através dos outros furinhos, o conteúdo da hérnia retorna para o abdômen (barriga).

oper_3furinhos
Posição das Incisões na Videocirurgia.

O defeito (buraco) da parede abdominal é fechado com uma tela, colocada na parte interna da região inguinal.

Posição da Tela Dentro do Abdômen.

Atualmente o tratamento cirúrgico da hérnia inguinal pode ser facilmente realizado por Minilaparoscopia ( as incisões são ainda menores, de 0,3 a 0,5cm) e por Cirurgia robótica (a cirurgia é realizada com auxílio de braços de um robô).

VANTAGENS DA OPERAÇÃO

– Recuperação rápida do paciente. A maioria dos pacientes fica internada no hospital somente de 12 a 24 horas e pode retornar ao trabalho e realizar todas as atividades, que não necessitem erguer muito peso, em 1 ou 2 semanas.
– Resolução completa e definitiva da doença.
– Cicatriz cirúrgica mínima.

Pós-operatório

ORIENTAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS DAS VIDEOCIRURGIAS:

A recuperação da operação é geralmente muito rápida e a maioria dos pacientes volta as suas atividades normais em poucos dias. As orientações abaixo devem ser seguidas para que você tenha pouco desconforto e sua recuperação ocorra sem intercorrências.

Não existe dieta especial. Você pode comer ou ingerir qualquer alimento que você queira, inclusive alimentos sólidos. Alguns pacientes podem apresentar náuseas e vômitos no primeiro dia após a operação devido aos medicamentos e anestésicos recebidos. Se você tiver náuseas e vômitos, ingira somente líquidos em pequenas quantidades de cada vez. Estes sintomas geralmente desaparecem em 1 ou 2 dias, após o organismo eliminar os medicamentos recebidos no hospital. Se as náuseas e vômitos persistirem após este período, procure o seu médico.

Os cortes ou furinhos serão fechados com pontos e cobertos com curativo . É comum que ocorra hematoma (“azulado” ou “roxo”) ou pequenos sangramentos. Isto é normal. Não se preocupe. Não retire o curativo, a menos que o seu médico o oriente neste sentido. Pode tomar banho completo e molhar o curativo. Seque o abdômen normalmente com toalha, sem necessidade de cuidados especiais com os cortes. Entretanto, se o corte tiver aparência de infecção (vermelho, com secreção de pus ou com cheiro forte), contate o seu médico.

Respire fundo 3 vezes a cada hora para expandir melhor o seu pulmão e evitar complicações como febre e pneumonia.