Cirurgia de cálculo (pedra) na visícula

Home » Cirurgia de cálculo (pedra) na visícula
QUEM PODE TER PEDRA (CÁLCULO) NA VESÍCULA?

Pedra ou cálculo da vesícula é uma doença bastante comum. Cerca de 10% das pessoas tem pedra (cálculo) na vesícula. Mais de 10 milhões de brasileiros tem esse problema. Qualquer pessoa pode ter pedras na vesícula, mas algumas têm maior possibilidade, como:

Idade: Apesar de esta doença poder acometer até crianças, ela aumenta com a idade e é mais comum nos adultos e idosos.
Mulher: As pedras da vesícula são mais comuns nas mulheres do que nos homens, principalmente nas que já ficaram grávidas.
Obesidade: Quanto mais gordo, maior a possibilidade de ter pedra na vesícula. Entretanto, os magros também podem ter cálculos.
Hereditariedade: As pessoas que têm familiares com cálculos possuem mais chance de ter esta doença do que os que não têm.

Como é formada?
Como são?
Sintomas e Complicações
Após o tratamento
Vantagens

Como é formada?

COMO QUE A PEDRA (CÁLCULO) É FORMADA NA VESÍCULA?

A bile é produzida no fígado e é eliminada no intestino. A bile ajuda na digestão de alimentos gordurosos. Ela contém várias substâncias, entre as quais colesterol e pigmentos. Quando algumas dessas substâncias aumentam em quantidade na bile, elas podem se depositar na vesícula. Com o passar dos meses e anos, estes depósitos se unem e formam pedras (cálculos).

Desenho mostrando que a bile é produzida no fígado e transportada para o intestino (duodeno) através de canais biliares. A vesícula tem uma função simples no organismo: de armazenar a bile; ela não produz bile.
Outros locais do organismo, como o rim, a bexiga e o canal da saliva e o da lágrima também podem formar pedras (cálculos). Mas, as pedras desses locais são diferentes das pedras da vesícula.

Como são?

COMO SÃO AS PEDRAS (CÁLCULOS)?

O número, tamanho, forma e cor das pedras da vesícula são bastante variáveis. Algumas pessoas só têm uma pedra, enquanto outras têm mais de 1.000. Da mesma forma, as pedras podem variar de tamanho de 1mm (grão de areia) até 10 ou 15 cm.

*Fotografia mostrando pedras (cálculos) da vesícula biliar de vários tamanhos, forma e cor .

Sintomas e Complicações

SINTOMAS E COMPLICAÇÕES CAUSADOS PELA PEDRA NA VESÍCULA

A pedra na vesícula pode ocasionar sintomas intensos e graves, sendo os mais comuns:

– Dor intensa no abdômen (barriga) – no lado direito ou na boca do estômago. Esta dor geralmente dura de 30 minutos a 2 horas, mas quando for mais prolongada pode indicar que está ocorrendo uma complicação.
Neste caso, procure o seu médico com urgência.
– Náuseas (enjôo) e vômitos
– Inflamação ou infecção da vesícula
– Icterícia (amarelão)
– Pancreatite aguda

A maioria dos pacientes que tem pedra na vesícula nunca teve sintomas. Não existem dados médicos que permitam determinar quais pacientes terão sintomas. Entretanto, quando o paciente apresenta um dos sintomas acima citados, a possibilidade de repetir o mesmo sintoma ou apresentar uma complicação é muito grande. Assim, nesta situação é importante procurar seu médico.
A possibilidade de uma pessoa apresentar sintomas ou complicações independe do número ou tamanho das pedras. Às vezes, apenas uma pedra pequena pode ocasionar complicações muito graves, como pancreatite aguda.

DIAGNÓSTICO

O melhor método para diagnosticar pedra na vesícula é a ultra-sonografia ou ecografia do abdômen. A tomografia pode não mostrar as pedras em um grande número de pacientes.

TRATAMENTO

A única forma de tratamento da pedra ou cálculo da vesícula é a retirada da vesícula biliar (colecistectomia). Outros tratamentos, como litotripsia (“quebrar a pedra” com aparelhos especiais) e medicamentos para dissolver a pedra, não dão bons resultados e não devem ser usados, pois só atrasam o tratamento correto.
Atualmente o tratamento da pedra da vesícula é muito simples, desde que o paciente não apresente complicações. A retirada da vesícula pode ser facilmente realizada por via laparoscópica na maioria dos pacientes (“operação dos furinhos”). Inicialmente, é injetado gás (gás carbônico) dentro do abdômen (barriga) para criar espaço, onde o cirurgião poderá fazer a operação com segurança. Após a realização de 4 furinhos de meio a um centímetro, uma câmera de televisão pequena é colocada dentro do abdômen através de um dos furinhos para que o cirurgião e a sua equipe possam visualizar todo o abdômen em uma televisão. Os instrumentos (pinças, tesouras, material de sutura, etc) são colocados através dos outros furinhos para ajudar a retirar a vesícula.

operacao_furinhos2

A operação é realizada por via laparoscópica ou também conhecida como “operação dos fuinhos”, sem a necessidade de fazer um corte grande no abdômen (barriga).

IMG_08062014_211037

O cirurgião e sua equipe podem visualizar todos os órgãos do abdômen (barriga) em uma televisão. O abdômen é filmado por uma pequena câmara colocada através de um dos furinhos.

figado_vesicula

Desenho mostrando a operação retirada da vesícula biliar.

Após o tratamento

APÓS A RETIRADA DA VESÍCULA, VOU TER ALGUMA RESTRIÇÃO NA MINHA ALIMENTAÇÃO?

Você não precisará modificar a sua dieta após a operação, porque a vesícula tem uma função muito pouco importante no organismo, que é a de armazenar bile. A vesícula não produz bile, apenas ajuda no seu armazenamento. A produção da bile pelo fígado continua normal após a retirada da vesícula. Não existe nenhuma seqüela ou conseqüência para o organismo após a retirada da vesícula.

Vantagens

VANTAGENS DO TRATAMENTO CIRÚRGICO

São várias as vantagens da operação:

– Recuperação rápida do paciente. A maioria dos pacientes fica internada no hospital somente 1 dia e pode retornar ao trabalho e realizar todas as atividades, inclusive esportivas, em 1 ou 2 semanas.
– Resolução completa e definitiva da doença.
– Cicatriz cirúrgica mínima, porque são realizados somente 4 furinhos.