Posso fazer?

Home » Posso fazer?

Quem pode ser operado ou quem deve ser operado é um conceito ainda em construção. No começo do processo foram estabelecidas algumas diretrizes muito úteis e que tinham bases numéricas associadas a alguns critérios clínicos. Através do índice de massa corporal (IMC), pode-se estimar a adiposidade e conseqüentemente, se uma pessoa está acima do peso ideal (obesa).

A vantagem do uso do IMC é que seu cálculo é simples, rápido e não requer nenhum equipamento especial, porém, devido a sua simplicidade e por não levar em conta o porte da pessoa entre outros, não pode ser considerado um meio livre de erros.
O IMC também não pode distingüir as proporções de músculos, gordura, ossos e água no corpo. Portanto, seu uso não é recomendado para atletas e crianças, por exemplo.
Apesar dessas desvantagens, o índice de massa corporal vem sendo usado pela Organização Mundial de Saúde como ferramenta para estatísticas sobre obesidade no mundo.

As bases resumidas desse processo de indicação de cirurgia são:
• Paciente com IMC acima de 40.
• Pacientes com IMC entre 35 e 40 com doenças associadas, como hipertensão arterial (HAS), diabetes, dislipidemia (alteração de colesterol e triglicerídeos), doenças osteoarticulares (artrose e hérnias de disco na coluna, lesões no quadril, no joelho, no tornozelo etc.), apneia do sono, entre outras.
• Presença da doença há cinco anos e falha no tratamento clínico por período mínimo de dois anos.

As sociedades científicas que envolvem o tratamento clínico e cirúrgico da obesidade no mundo todo estão unidas em um trabalho contínuo para aprimorar e redefinir esse processo.

Utilize a calculadora abaixo para calcular seu IMC e leia os detalhes sobre as classificações de cada faixa de valores.

Calculadora do IMC

Digite seu peso: Ex.(56) Kg
Digite sua altura: Ex.(180) Cm

O seu IMC é:
Classificação:

Abaixo de 18,5 = Peso Baixo

Você está abaixo do peso para a sua altura. É importante procurar manter-se dentro de sua faixa de peso saudável. Estar na faixa de peso saudável vai melhorar a capacidade do seu organismo de combater as infecções ou outras doenças.

Se você está preocupado com seu peso ou se você está perdendo peso sem esforço, converse com seu médico e nutricionista para se certificar de que não existem quaisquer outros problemas que causam isso.

De 18,5 até 24,9 = Peso Ideal

Você está com o peso saudável para a sua altura. Recomendamos que você também verifique a sua relação cintura-quadril.

Procure manter-se dentro da faixa de peso ideal através de uma dieta saudável, bem equilibrada e faça exercícios regularmente. A maioria dos adultos deve fazer exercícios físicos regulares durante 30 minutos na maioria dos dias da semana.

De 25,0 até 29,9 = Acima do Peso

Estar acima do peso aumenta o risco de desenvolver doenças coronarianas e outras condições de saúde, como diabetes mellitus. Manter um peso saudável vai ajudá-lo a controlar a sua pressão arterial e os seus níveis de colesterol.

Você perde peso quando a quantidade de energia que entra no seu corpo é menor do que o que está sendo usado por seu organismo. Isso geralmente acontece com pessoas que se dedicam a se exercitar mais e a comer uma dieta equilibrada e saudável. Para obter um aconselhamento médico e dietético individualizado, consulte o seu médico e um nutricionista.

De 30,0 até 34,9 = Obesidade Tipo I

Com o aumento do IMC, o risco de desenvolver doenças coronarianas, diabetes mellitus ou alguns tipos de câncer aumenta. É importante que você tome medidas para reduzir o seu peso corporal. A boa notícia é que mesmo perder pequenas quantidades de peso pode beneficiar a sua saúde. Você perde peso quando a quantidade de energia que entra no seu corpo é menor do que o que está sendo usado por seu organismo. Isso geralmente acontece com pessoas que se dedicam a se exercitar mais e a comer uma dieta equilibrada e saudável.

A obesidade está associada a alguns riscos à saúde, tais como apneia do sono, osteoartrite, pressão arterial elevada (hipertensão arterial), resistência insulínica (diabetes tipo 2), colesterol elevado, doenças coronarianas, acidentes vasculares cerebrais (AVC ou derrame), muitos tipos de câncer, depressão, morte prematura, dentre outros.

Para obter um aconselhamento médico e dietético individualizado consulte o seu médico e um nutricionista.

Se o seu IMC está acima de 35, o seu médico poderá aconselhá-lo sobre algumas opções adicionais disponíveis para ajudá-lo na perda de peso.

De 35,0 até 39,9 = Obesidade Tipo II

Diferente da obesidade tipo I em que nos deparamos com o aumento de massa adiposa corporal sem concentração isolada, a obesidade tipo II que apresenta um IMC (índice de massa corporal) de 35 a 39,9, é caracterizada pelo acúmulo de gordura subcutânea no tronco e região abdominal. Conhecida também como obesidade tipo androide ou “maça”, devido ao aspecto corporal que o corpo desenvolve. Nessa fase considera-se o grau de riscos a saúde como grave e a pessoa começa a sofrer implicações como: falta de ar, refluxo esofágico, sonolência, trombose pulmonar, cancro de cólon, uterino e mamário, entre outras implicações. Nessa fase ocorrem também alterações significativas no corpo, o que geralmente afeta os portadores da doença psicologicamente, agravados com possíveis casos de discriminação social, que podem elevar os níveis de stress e contribuir para depressão, além de aumentar o risco de doenças associadas.

De 40,0 até 49,9 = Obesidade Mórbida

A obesidade mórbida não é nada mais do que a acumulação em excesso de gorduras no corpo, que ultrapassam o limite do “socialmente aceitável”, sendo considerada uma doença de difícil tratamento. Além de causar constrangimentos para a própria pessoa, o excesso de peso provoca outras doenças consideradas graves, tais como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, depressão, entre outras, que podem levar à deterioração da saúde e, por vezes, em casos mais graves, à morte de quem não se tratar atempadamente.

Acima de 50,0 = Obesidade extrema

A obesidade é considerada extrema quando um indivíduo atinge um índice de massa corpórea (IMC) igual ou superior a 50. Problemas que aparecem com a obesidade extrema como diabetes tipo 2, hipertensão arterial e o aumento do colesterol no sangue, fazem com que o risco de um infarto do coração ou derrame se eleve consideravelmente.