De quilo em quilo, os brasileiros estão engordando!

5 de fevereiro de 2015

vc-c3a9-o-q-vc-come

Que a luta contra balança aumenta antes dos 60 todos sabemos, mas de batata em batata os brasileiros vêm perdendo a guerra contra a balança. Mas qual o motivo?

Segundo pesquisa recente feita pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, não é a fome que leva as pessoas a comerem, pode ser por ansiedade, preocupação, stress e tristeza. E as escorregadas não são apenas nas refeições principais, algumas só pensam no lanchinho: “Batata frita! Com bastante maionese” diz Edilaine, uma das entrevistadas.

E crescimento da obesidade já aumento de 12% em 2007 para 18,5% da população brasileira, em especial a faixa etária de 56 a 65 anos: 24%. Outra faixa muito atingida pela obesidade é a classe C e quanto menos instruída a pessoa mais o indice.

Mas eliminar esses quilinhos extras não é apenas estético, “Obesidade é doença, e como uma doença ela deve ser tratada. E é a doença que mais mata pessoas hoje no mundo. Mata mais do que infarto, porque ela causa muitos infartos; mata mais do que derrame, o AVC, porque ela causa AVC; mata mais que diabetes, porque ela é uma das causas do diabetes tipo 2”, explica Luiz Vicente Berti.

A pesquisa ainda revelou que a obesidade mórbida atinge 4% da população, mas a enfermeira Aglaé Gambirasio chegou a 125 quilos resolveu mudar e decidiu “Eu não posso ficar assim, porque eu gosto de bater perna” e após a cirurgia bariátrica e mudança de destilo de vida com porções mais reduzidas e pratica de exercícios.

E afinal casar engorda? Segundo a pesquisa sim, o índice de obesidade entre os solteiros é de 13%, contra 21% dos casados. E não são só os casados que ganham peso o André Furtado e Raíssa Gerardini ainda namoram, mas já ganharam peso juntos a estudante conta que antes se preocupava mais em manter a forma e ser atraente.

Quer ler a notícia na integra? Acesse: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2015/01/pesquisa-revela-que-obesidade-atinge-mais-brasileiros-entre-56-65-anos.html