Mito ou Verdade?

1) Em um ano de pós-operatório, o paciente normalmente engorda.

MITO!   Na maioria dos casos, o ganho de peso ocorre quando o paciente não assume hábitos saudáveis, como a adoção de dieta menos calórica e mais nutritiva e a prática de exercícios físicos regulares.

2) Perde-se mais peso nos primeiros seis meses.

VERDADE!   A perda mais significativa de peso ocorre nos primeiros seis meses. Daí a importância de o paciente seguir com disciplina as recomendações médicas nessa primeira etapa do pós-operatório.

 3) A mulher pode engravidar no pós-operatório.

VERDADE!   A paciente é liberada para engravidar sem riscos após 15 meses de pós-operatório. Durante esse período, recomenda-se a anticoncepção. No entanto, os anticoncepcionais orais (pílulas) devem ser evitados.

4) Sempre é possível fazer a cirurgia videolaparoscópica.

VERDADE!   Somente em situações especiais não é possível realizar esse tipo de cirurgia. É o caso, por exemplo, de pessoas submetidas a cirurgias abdominais prévias.

5) A depressão é uma consequência comum para quem faz a cirurgia.

MITO!   Não existe uma tendência. Se o paciente ficar deprimido, isso pode ocorrer devido a fatores desconhecidos, que devem ser investigados por psicólogo ou psiquiatra.

6) Depois da operação, é comum a intolerância a leite.

MITO!   Normalmente não há reações adversas ao consumo de leite e derivados. Esses alimentos são, inclusive, recomendados, sobretudo para as mulheres, como fontes de cálcio.

7) O apoio da família e à família é indispensável.

VERDADE!   Deve-se prestar toda a assistência e orientação à família do paciente, oferecendo o máximo de informações solicitadas e, quando necessário, também consulta psicológica. Os novos hábitos a serem adotados pelo paciente devem ser compartilhados e estimulados por todos que convivem com ele.

8) O paciente sente muitas dores no primeiro mês do pós-operatório.

MITO!   Normalmente, as dores se manifestam somente no primeiro dia do pós-operatório. Isso acontece porque o abdômen precisa ser inflado com gás carbônico na cirurgia por videolaparoscopia, para possibilitar a melhor manipulação dos órgãos internos.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) – Extraído do site http://www.sbcb.org.br/

Related Posts